Analisando o panorama do uso das mídias nas nossas escola
O uso das tecnologias depende de como a prática pedagógica é realizada: serve somente para transmitir conhecimento ou nos impõem um novo desafio, o de usá-las para novas transformações.
Os professores orientaram os alunos para desenvolver a motivação e associar o domínio das tecnologias às suas realizações.
A integração das TIC nos processos de aprendizagem pode constituir um fator de inovação pedagógica, proporcionando novas modalidades de trabalho na escola. Porém, a escola tem de acompanhar as transformações sociais.
Do Hipertexto à Hipermídia
A idéia de referências cruzadas e não-linearidade já existiam muito antes da palavra hipertexto.Na literatura, isso se chama dialogismo, nos quadrinhos, cross-overs e na informática, hipertexto. Aliás, a história da informática, se confunde com a do hipertexto. Os ideiais do hipertexto foram norteadores para o desenvolvimento dos computadores pessoais. Conhecer esses ideais é essencial para entender as interfaces computacionais. Hipermídia, como criar um podcast?
“Podcast é uma forma de publicação de programas de áudio pela Internet que permite aos utilizadores acompanhar a sua atualização. A palavra podcasting é uma junção de iPod – um aparelho que toca arquivos digitais em MP3 – e broadcasting, transmissão de rádio ou tevê. Assim, podcasts são arquivos de áudio que podem ser acessados pela Internet.”
Resumindo, um podcast é uma espécie de “programa de rádio” que você grava em seu MP3 player ou ouve no próprio computador. O "podcast" surge então como um novo recurso tecnológico, um canal de comunicação informal de grande utilidade, que permite a transmissão e distribuição de noticias, áudios, vídeos e informações diversas na internet, o que contribui para a disseminação da informação de maneira fácil, rápida e gratuita. Segue em anexo, sites que ensinam passo a passo como crias um podcast: www.codigosblog.com.br/2009/01/criando-um-podcast.html ; eupodo.uol.com.br/2005/01/26/como-criar-seu-podcast/
Nenhum comentário:
Postar um comentário